segunda-feira, 2 de abril de 2018

Voos fretados mais competitivos

Divulgação   Uso de aeroportos de menor porte para impulsionar negócios internos

Nelson Tucci

Teve início na última semana a nova regra para os voos charters, ou os “voos de férias” como também são conhecidos, dispensando autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O setor do turismo espera novo estímulo à aviação regional e o uso de aeroportos de menor porte em todo o país, impulsionando negócios internos.
“Os impactos serão muito expressivos, pois acreditamos que essa normatização resultará na entrada de 10 milhões de brasileiros no mercado de viagens e essa é uma grande conquista e mais um passo que damos em direção ao reconhecimento do setor como um importante pilar da nossa economia”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
A medida contribuirá com a melhoria da infraestrutura dos aeroportos de pequeno porte que deverão passar a contar com aparelhos de raio-x e bagagens para aumentar a segurança do voo e dos passageiros, o que poderá despertar o interesse das empresas em começarem a operar voos regulares. Para Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, a partir de agora os operadores poderão negociar com os destinos e os demais setores envolvidos com mais liberdade: “Por exemplo, um destino que reduzir tarifas e impostos como o do querosene poderá levar vantagem caso deseje receber aviões fretados ao se tornar mais competitivo”.

Divulgação     Tecnologia digital e demandas conjugadas: conceitos da Indústria 4.0

4.0 – A Mercedes-Benz dá um passo histórico rumo à implantação do conceito de Indústria 4.0 no Brasil. A empresa inaugurou, dia 27 último, uma linha totalmente nova de montagem de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC. “Somos o primeiro fabricante de veículos comerciais a inaugurar uma linha de montagem de caminhões inovadora, no rumo da Indústria 4.0. Ou seja, já estamos vivendo o futuro”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Novamente, estamos revolucionando a história da indústria automobilística brasileira. A quarta revolução industrial chega, então, ao segmento de caminhões no Brasil por meio da nossa marca”.
A tecnologia digital, a hiperconectividade, dados na nuvem e a Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, já são realidade na Mercedes-Benz do Brasil. Na nova linha de produção, os colaboradores estão no comando das tecnologias, atingindo padrões de qualidade e produtividade, além da maior flexibilidade para atendimento às demandas dos clientes.
Esta nova linha de montagem faz parte de um investimento de R$ 500 milhões aplicados desde 2015. Foram três anos de construção de um prédio novo que concentra a montagem de caminhões, dos leves aos pesados, e a logística de peças, num sistema moderno, integrado e inteligente de produção.

Divulgação       Projeto visa melhorar a crítica mobilidade nas principais cidades

MOBILIDADE – O BMW Group e a Daimler AG acabam de assinar um acordo para unir os seus serviços de mobilidade urbana sustentável, oferecendo aos clientes fonte única de serviços inteligentes e integrados. Ambas terão uma participação de 50% na joint-venture que compreende os serviços de mobilidade de ambas as empresas. As marcas, no entanto, permanecerão concorrentes em suas respectivas áreas principais de negócios. O acordo, ainda pendente de aprovação governamental, busca a liderança e expansão em escala global desse novo modelo de negócios.
As empresas planejam compartilhar e expandir estrategicamente a oferta de mobilidade sob demanda em cinco áreas: 1- CarSharing (aluguel do veículo por curto período, unindo as empresas Car2Go e DriveNow, que operam 20 mil veículos em 31 grandes cidades no mundo, com mais e quatro milhões de clientes ativos); 2- Ride-Hailing (serviço de táxi personalizado, que já possui 13 milhões de clientes e 140 mil motoristas licenciados, em soluções inovadoras como mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat); 3- Estacionamento (serviço de estacionamento digital, sem pagamento físico, reduzindo a busca por vagas e o trânsito com o ParkNow e o Parkmobile/ Parkmobile LLC); 4- Recarga (serviço oferecido por meio da ChargeNow e Digital Charging Solutions, que facilita o acesso às estações públicas de carregamento elétrico — são mais de 143 mil ao redor do mundo, apoiando a expansão da eletromobilidade ao redor do mundo); 5- Multimodal e eletro mobilidade sob demanda (por meio do moovel Group e ReachNow: conectividade inteligente e contínua entre diferentes ofertas de mobilidade - incluindo reserva e pagamento.
O projeto conjunto também vai possibilitar o melhor uso da mobilidade, colaborando para um deslocamento mais inteligente e com menor quantidade de veículos nas ruas.

Divulgação                    Motor 2.9 TFSI pode render até 444 cv

SPORTBACK – A Audi Sport introduz um novo modelo de alta performance no mercado. É o RS 5 Sportback que faz sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, até 9 de abril, na versão inicialmente oferecida nos mercados dos EUA e Canadá. O carro combina design e alto nível de usabilidade diária, além do desempenho. “O RS 5 Sportback é mais que uma novidade na feira”, garante Michael-Julius Renz, diretor executivo da Audi Sport GmbH: “O modelo oferece algo novo aos nossos clientes. Nossa interpretação inovadora de um cupê de cinco portas de alta performance não possui antecessores, nem um concorrente direto”.
A distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô alongado com um domo que envolve o motor são características que enfatizam o dinamismo do modelo. A característica forma ondulada da linha de ombros é destaque visual do cupê. Visto por um ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram interessantes. As caixas de rodas protuberantes foram aumentadas em 15 milímetros. Na dianteira, o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de ar com grade estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio fosco com o logotipo quattro. O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência, rendendo até 444 cv. Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla faixa de giros entre 1.900 rpm a 5.000 rpm. Dessa forma, o RS 5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h. Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga.

QUEDA – Segundo dados divulgados pela Euromonitor, o mercado de carros de luxo apresentou queda de 20,5% no volume de emplacamentos do ano passado no comparativo com 2016. Apesar do cenário, os modelos seminovos e usados de luxo e superluxo, com valor de revenda acima de R$ 300 mil, continuaram a ser anunciados e comercializados com boa performance de vendas.
Nessa categoria, o destaque fica para a Lamborghini Huracan, carro com preço médio acima de R$ 1 milhão. Outros modelos também foram transacionados pela plataforma OLX, como Ferrari 575M e Audi R8, que possuem valor médio de R$ 480 mil e R$ 550 mil, respectivamente.

Divulgação                      Nissan comemora a premiação em NY

ELÉTRICO – Veículo elétrico campeão mundial de vendas em seu segmento, o novo Nissan LEAF 2018 acaba de ser eleito "Carro Verde Mundial 2018", durante a edição 2018 do Salão do Automóvel de Nova York. O Nissan LEAF já é um ícone da mobilidade inteligente da Nissan.
Trata-se do primeiro veículo 100% elétrico a vencer a premiação World Green Car desde que a categoria foi criada, em 2016. A segunda geração do carro elétrico foi totalmente reinventada e está disponível em concessionárias da marca em vários países. O modelo combina maior autonomia, design novo, além dos recursos de mobilidade inteligente da marca, como ProPilot Assist, e-Pedal e frenagem automática de emergência.
"É um grande orgulho termos colocado mais de 300 mil veículos elétricos de zero emissão para rodar em todo o mundo desde o lançamento do Nissan LEAF, em 2010, a fim de ajudar na redução das pegadas de carbono no planeta", comentou Daniele Schillaci, vice-presidente executivo mundial de Vendas & Marketing para Veículos Zero Emissão.

Divulgação          Livro sobre René Descartes, o pai da filosofia moderna

LIVROS – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Editora da Unesp preparam a “I Feira do Livro da Unesp”, de 11 a 14 de abril, das 9 às 21 horas, no campus Unesp São Paulo, ao lado da estação Barra Funda do Metrô, com entrada gratuita. Serão cerca de 100 expositores confirmados para esta edição de evento, entre editoras comerciais, como Companhia das Letras, Grupo Record e Intrínseca, e editoras universitárias, como Edusp, Editora UFRJ e Unicamp. Todas oferecem aos leitores no mínimo 50% de desconto sobre o preço de capa.

EVOLUÇÃO – A Editora Mackenzie lança o livro “Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos” (460 páginas), do pesquisador brasileiro Marcos Eberlin, abordando a relação das teorias da origem da vida e o design inteligente, por meio de um viés científico e documentado.
O autor apresenta diversos dados científicos e coloca os pontos frente a frente às duas teorias adversárias, abordando questões como fatos e boatos sobre as teorias da evolução do cosmo e química.
Sobre a origem da vida, a TDI (Teoria do Design Inteligente) defende que mesmo as células e moléculas biológicas mais simples seriam, na verdade, tão complicadas que jamais poderiam ter surgido por vias naturais. A TE (Teoria da Evolução) sustenta que embora não exista um modelo geralmente aceito para a origem da vida a partir de moléculas não vivas, substâncias orgânicas, como componentes das proteínas e do DNA, podem surgir espontaneamente universo afora.

Júlio Soares/Foto Objetiva              Bellini foi diretor de mercado internacional

MARCOPOLO – James Eduardo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, em reunião realizada na última quarta-feira, após a Assembleia Geral de Acionistas. Paulo Cezar da Silva Nunes, presidente desde 2016, assume o cargo de vice-presidente pelos próximos dois anos. Os demais membros eleitos para o conselho são Dan Ioschpe, Osvaldo Burgos Schirmer, Oscar de Paula Bernardes Neto, Henrique Bredda e Nélio Henriques Lima.
James Eduardo Bellini tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Marcopolo no início da década de 90 até o ano de 2005, inicialmente como representante comercial na Argentina. Depois, exerceu o cargo de gerente comercial e diretor de mercado internacional, onde teve participação ativa na abertura de vários mercados, como Cuba e América Central, entre outros.

LOGÍSTICA – A Ativa Logística projeta crescimento de 20% até o final de 2018 para fechar o período com R$ 280 milhões de faturamento. Ano passado a empresa totalizou R$ 242 milhões, sendo 15% maior que no ano anterior. Os principais setores que devem contribuir com o crescimento da companhia – reunindo 17 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná – são o farmacêutico e o de cosméticos.
De acordo com Clóvis Gil presidente da Ativa Logística, a operação logística é complexa e muitas empresas buscam por meio dela obter um diferencial competitivo, fazendo seus produtos chegarem aos seus destinos com qualidade, segurança e no prazo certo. “Temos soluções completas em nossas operações e, se necessário for, podemos desenvolver um projeto sob medida, com eficiência estratégica que o negócio do cliente exige”, diz ele.

MALHAS – A Feira do Circuito das Malhas (Fecimalhas), realizada há 15 anos em três edições na Avenida Paulista e Grande ABC, agora passa a se chamar Feimi - Feira da Moda Inverno. Sonia Sodré, diretora-geral, destaca que ao longo dos anos a feira se tornou uma vitrine de divulgação para os expositores. “Para 67% das empresas consultadas, ela representa até 40% do seu faturamento anual e para os 33% restantes significa até 20%”, diz ela: “Assim, decidimos aperfeiçoar esse trabalho, transformando a feira em uma plataforma para os fabricantes e criando mais oportunidades de negócios para essas marcas, além de atrair novos públicos”.
Por meio de estudo elaborado sob encomenda, a Inspiral, consultoria de comunicação e negócios, aponta que para 28% dos expositores a feira é importante porque divulga e fortalece a marca. A ampliação de vendas (21%), conquista de novos clientes (16%), qualidade e quantidade de público (11%) e fidelidade dos consumidores (7%) foram outros aspectos citados. Hoje, o Brasil é o 4º maior produtor de malhas.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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