segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Muda a etiquetagem de pneus

Divulgação  Norma busca dar mais segurança e sustentabilidade ao produto

Nelson Tucci

A etiquetagem de pneus regulamentada pela Portaria 544/12, certamente, será importante para padronizar a qualidade dos produtos comercializados no país. O objetivo é diminuir a poluição sonora, aumentar o conforto e a segurança dos usuários e averiguar a conformidade das empresas fabricantes com as normas que restringem os impactos ambientais. Os requisitos da etiquetagem de pneus são compulsórios e as empresas precisam se adequar o mais rápido possível, já que o processo para a obtenção da etiqueta é longo e sua exigência entrará em vigor a partir de abril. Enquadram-se todos os pneus de construção radial, fabricados ou importados, para compor carros de passeio, picapes, SUVs e vans, caminhões e ônibus.
Quanto à sustentabilidade no processo produtivo, existem pneus verdes, que auxiliam na redução do consumo de combustível no veículo, por terem mais sílica em sua composição (fato que promove a redução do atrito). São mais caros na aquisição, porém, mais econômicos ao longo da sua vida útil. Há também os modelos comuns, chamados de pneus pretos, mais comercializados e conhecidos pelos consumidores. Há ainda diferenciação pelas bandas de rodagem, que podem ser assimétricas, com desempenho mais esportivo (escoam melhor a água), e simétricos, indicados para terrenos menos íngremes.
A etiquetagem segue parâmetros já utilizados na Europa e será de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) medir e certificar a etiquetagem de pneus. Após sua implantação, a qualidade dos produtos encontrados no mercado estará alinhada e, apesar de este fato dificultar a escolha de uma marca, significará mais segurança na aquisição de qualquer um, reduzindo as chances de falhas mecânicas e até de acidentes no país, alerta a Cobli, startup especializada em controle de frotas, telemetria e roteirização.

CURSO – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), abriu 1.500 vagas para servidores públicos dos 645 municípios do Estado para a 2ª edição do curso gratuito de Gestão de Segurança Viária.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 por meio do site http://ead.detran.sp.gov.br/segurancaviaria As aulas serão aplicadas a distância, pela internet, e terão início em 1º de março. A previsão de conclusão é em maio. O curso tem carga horária total de 40 horas e é dividido em três módulos: principais conceitos (mobilidade, fatores de risco, estatísticas), ações especiais para segurança viária (identificação de prontos críticos) e implantação de programas e projetos.
Pelo computador, em casa, os servidores públicos terão disponível material teórico, vídeo-aulas e áudios, tudo elaborado por profissionais renomados do setor. As discussões envolvem legislação, veículos, o uso de bicicletas e até a presença de pedestres no trânsito.

ANTIGOS – Amanhã, 20, a partir das 19 horas, o ParkShopping São Caetano promoverá o Encontro de Carros Antigos. O evento, gratuito e organizado pelo Automóvel Clube de São Caetano do Sul, vai homenagear o Galaxie, fabricado pela Ford no Brasil durante a década de 60. Trata-se de um modelo sedã luxuoso, contando inclusive com ar condicionado e direção hidráulica já no início da década de 70, itens considerados opcionais até hoje em muitos carros.
Eleito pela Mecânica Popular o Carro do Ano de 1967, o Galaxie também é considerado pelos antigomobilistas o carro mais luxuoso do Brasil. Atualmente, é dos mais procurados entre os colecionadores e conta com vários clubes específicos. Outras informações pelo site www.parkshoppingsaocaetano.com.br

Divulgação  Versão, com motor 1.5 e 137 cv, é destinada a pessoas com deficiência

LANÇAMENTO – A Ford anunciou o lançamento de uma nova versão do EcoSport, a SE Direct 1.5 AT, destinada a comercialização através do canal de vendas diretas, que incluem frotistas e pessoas com deficiência, com preço de R$ 68.690.
O modelo completa o lançamento da linha 2019 do SUV, que acaba de apresentar também a versão Storm 4WD e agora conta com nove catálogos: SE Direct 1.5 automático; SE 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 Plus automático; Titanium 2.0 automático; e Storm 2.0 4WD automático.
O segmento de veículos para pessoas com deficiência tem registrado um expressivo crescimento de vendas nos últimos anos e o EcoSport é um dos modelos destinado a esse público. Com a introdução da nova versão Direct, a linha 2019 do utilitário esportivo se enquadra nos requisitos para receber as isenções fiscais disponíveis para tais consumidores.

VENDAS – A Volkswagen entregou em janeiro último um total de 533.500 veículos aos seus clientes em todo o mundo. Desta forma, as entregas ficaram 7,1% acima das registradas no mesmo mês no ano passado.
"A Volkswagen começou o novo ano com um impulso considerável. Estou muito satisfeito por termos registrado um significativo crescimento de 12,3% nas vendas na Alemanha e por manter o desenvolvimento positivo do último trimestre", disse Jürgen Stackmann, da Volkswagen.
Na América do Sul, 37.700 veículos foram repassados aos clientes, registrando crescimento de 16,1%, impulsionado principalmente pelo Brasil, com um aumento de 43,2% e 23.900 veículos entregues no país.

Divulgação          Veículo subiu escadaria de 999 degraus, na China

DESAFIO – O novo Range Rover Sport PHEV, Plugged in Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês, completou uma das provas mais desafiadoras realizadas pela Land Rover. O SUV plug-in híbrido, que funciona por meio de um motor à combustão e também à eletricidade, tornou-se o primeiro veículo a subir as escadas para o arco de pedra natural do Heaven’s Gate, na China, uma escalada de 999 degraus. Isso após percorrer uma estrada extremamente sinuosa formada por 99 curvas, em pouco menos de 20 minutos.
O desafio começou na lendária Tianmen Mountain Road, conhecida como a Estrada do Dragão, que tem extensão de 11,3 quilômetros. O piloto da Panasonic Jaguar Racing Ho-Pin Tung assumiu o volante do Range Rover Sport P400e e percorreu a estrada com o sistema Terrain Response 2 no modo dinâmico. Após percorrer as 99 curvas e chegar ao topo da estrada, Ho-Pin Tung otimizou o Terrain Response para a segunda parte do desafio. Usando a combinação do motor Ingenium gasolina, com os motores movidos à eletricidade, o modelo percorreu os 999 degraus que levam ao Heaven's Gate. Além dos quase mil degraus, a escada possui uma inclinação de 45 graus, tornando a experiência ainda mais desafiadora.
As baterias elétricas que acompanham o novo Range Rover Sport PHEV permitem que o veículo rode até 50 quilômetros somente na eletricidade, sem emissão de poluentes. Ho-Pin Tung utilizou toda a potência do motor Ingenium de 300 cv, combinado com o motor elétrico de 116 cv, para ter pouco trabalho ao percorrer as 99 curvas da estrada. Depois, o Range Rover Sport mostrou sua capacidade off road, subindo a escada íngreme até o arco de pedra natural.
Veja o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=1Y5L_7s2gSU

SUPERMERCADOS – Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o encontro sobre tecnologia será realizado na quinta-feira, 22, na Avenida Ana Costa, 48, em Santos (SP). Na ocasião, a Bluesoft, especializada em softwares de gestão em nuvem, apresentará melhorias de Cloud ERP para os supermercados da região.
O objetivo é ajudar o supermercadista a ter total controle sobre a gestão do negócio, melhorar as compras, fornecedores e sortimento; aumentar as vendas, reduzir a ruptura, a quebra e prevenção de perdas de estoque, entre outros desafios operacionais, sem que ele se preocupe com hardware, equipamentos, licenças, instalação, atualizações. “Nós vivemos o dia a dia do supermercadista. Então, juntos, podemos pensar e criar estratégias, ações e produtos que possam facilitar e gerar resultados melhores para todo o segmento”, conta o CEO da Bluesoft, André Faria. Outras informações pelos fones (13) 3223.1328 e 99738.2163 ou email regional.bsantista@apas.com.br

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário