segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Ano tem recall em profusão

Reprodução        FCA: grupo que controla a Fiat foi campeão em recalls

Nelson Tucci

Durante o ano as montadoras fizeram muitos recalls no país. Houve mais de uma dezena, envolvendo várias marcas, mas sem dúvida a campeã foi a FCA, grupo que controla a Fiat. Praticamente todos os consumidores da marca foram “premiados”, até mesmo quem comprou aquele modelo que se anunciou como moderníssimo – já que tem a missão de substituir mais antigos da própria Fiat e brigar bonito no mercado, o Argos.
A Fiat convocou na última quinta-feira o recall de 21.778 unidades do modelo Argo, hatch recém-lançado em junho. Isto representa praticamente todas as unidades montadas (até novembro houve 22.336 emplacamentos do Argo). Estão sendo convocados os números de chassis (não sequenciais) dos veículos envolvidos: 9BD358A42JYH10115 a 9BD358A9WJYH10215
Segundo a convocação, um possível rompimento no chicote elétrico do volante do Argo pode fazer o airbag do motorista ser desativado ou, "em casos extremos, abrir sem motivo, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros". Ainda de acordo com a nota distribuída, o chicote pode ser romper por ser esmagado pela cobertura do airbag. Os proprietários dos carros envolvidos podem agendar a verificação e o reparo a partir de hoje (11) e, se necessário, haverá a substituição do volante de direção completo, afirma a montadora, que calcula em uma hora o tempo para o conserto.
Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Serviços ao Cliente Fiat, no telefone 0800.707.1000 ou no site www.fiat.com.br

MAIS RECALL – Leia, abaixo, na coluna da semana passada, os problemas que os proprietários do Jeep Renegade (também da FCA) enfrentaram neste ano.
Em 2017, além de chamar por duas vezes o Renegade, houve outras 11 convocações para a “Copa dos Reparos” com os modelos Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Idea, Grand Siena, Linea, Novo Palio, Palio Weekend, Strada e Uno.
Mas se serve de consolo, o também recém-lançado Kwid da francesa Renault foi convocado para recall. O carrinho – apelidado de mini SUV pela própria montadora – saiu de fábrica com praticamente todas as unidades apresentando problemas no tubo de combustível e no sistema de freios.

INSPEÇÃO – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 8, duas importantes resoluções para o aprimoramento da segurança e meio ambiente no trânsito. Uma delas é a Resolução nº 716, que estabelece a obrigatoriedade em nível federal da inspeção técnica veicular, ITV, até 31 de dezembro de 2019.
Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos no país, “este talvez seja um dos mais importantes avanços no que diz respeito às questões da segurança e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Parabenizo o esforço do Contran e dos ministérios e órgãos envolvidos, na certeza de que reduziremos acidentes de trânsito, emissões e quebras de veículos sem condições de rodagem nas vias públicas”.
O regulamento define forma e condições de implantação da ITV e coloca a aprovação do veículo como condição necessária para a obtenção do licenciamento anual. Determina ainda a periodicidade de inspeção, com isenção nos primeiros anos em alguns casos, e validade do certificado. O cronograma de inspeção técnica veicular tem até 31 de dezembro de 2019 para implementação. “Este cronograma permitirá o planejamento adequado das empresas”, diz Megale.

LEILÃO – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) leiloará nas próximas terça, 12, e quarta-feira,13, nada menos que 61 veículos removidos por infrações de trânsito em Ilhabela, no litoral Norte paulista. Desses, 22 têm direito a documentação e podem voltar a circular. O restante será destinado a desmanches credenciados e reciclagem.
Os lances já estão abertos no site do leiloeiro responsável (www.satoleiloes.com.br) e podem ser feitos até às 15 do dia 12, no caso dos veículos com direito a documentação, e até as 15 horas do dia 13, para aqueles sem documentos.

Divulgação            Sprinter foca na liderança do segmento no Brasil

VANS – A divisão Mercedes-Benz Vans mostrou no “Sprinter Innovation Campus”, em Stuttgart, na Alemanha, como o modelo se prepara para brigar pela liderança do segmento de large vans – no Brasil, representado pelos modelos Sprinter furgão, chassi com cabina e van de passageiros.
A iniciativa de futuro adVANce, apresentada em 2016, tem um papel central nesse contexto. Desenvolvimentos que incluem soluções de conectividade deram nova forma a essa diretriz e entrarão em produção em série, pela primeira vez, com a nova Sprinter, na primavera europeia de 2018.
“A Sprinter é a ponta de lança do nosso portfólio e define o nosso entendimento de uma solução integrada. Um abrangente conhecimento específico de cada indústria, um veículo adaptável com exatidão a diferentes necessidades de transporte e serviços de rede inovadores se somam a uma oferta de produtos totalmente abrangente com cobertura integral. A Sprinter é assim a primeira concretização dessa nova classe de veículos e atende à necessidade de um hardware inteligente", afirma Volker Mornhinweg, chefe da Mercedes-Benz Vans.

LOGÍSTICA – A Wilson Sons Logística, em parceria com a Bechtrans Logística Internacional, é responsável pela nacionalização e separação das cargas para o Programa Nordeste Conectado, que vai interligar, em alta velocidade, institutos de educação, universidades e centros de pesquisa dos nove estados da região. A rede está prevista para operar a partir deste mês e, de acordo com o Ministério da Educação, poderá beneficiar 12 mil escolas da rede pública e 16 milhões de pessoas.
Os equipamentos – conversores e placas de circuito de interface de sinal de fibra óptica – foram importados da China e chegaram ao Brasil pelo Porto de Suape, em Pernambuco. A Wilson Sons Logística cuidou do armazenamento do produto no Terminal Alfandegado de Suape, em regime de entreposto aduaneiro, e efetuou a segmentação da carga destinada a cada rede de ensino. Uma nova remessa deve chegar a Suape no primeiro trimestre de 2018.
O Programa Nordeste Conectado é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), exigindo investimentos do MEC de R$ 25 milhões nesta primeira fase.

Divulgação                 Sapatas de freio: mais lançamentos em 2018

SAPATAS – A Federal-Mogul ampliou, em novembro, sua linha de sapatas de freio da marca Jurid para automóveis e veículos comerciais leves e médios do mercado de reposição do Brasil e demais países da América Latina. São 14 diferentes códigos lançados e disponíveis para 37 modelos de veículos.
Ao anunciar os novos lançamentos, Jaqueline Santos, supervisora de Vendas e Marketing para a América do Sul, informou que a estratégia da Federal-Mogul é expandir o leque de opções, “sempre mantendo o objetivo da empresa, que é garantir ao consumidor produtos nos mais elevados padrões de segurança, qualidade, durabilidade e eficiência”.

Gelson Melo da Costa                    Consultório itinerante no interior paulista

MOBILIDADE – A Volare, unidade de negócios da Marcopolo S.A., entregou para a Prefeitura de Votuporanga, em São Paulo, um veículo Volare W9 Unidade Odontológica. Desenvolvido em parceria com a TCA Transformações Veiculares, o modelo será utilizado como clínica dentária itinerante em todos os bairros da cidade.
“Quando fomos procuramos pelo prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, e pelo cirurgião dentista Edson Capel para desenvolver o veículo, estudamos todas as necessidades para entender qual modelo seria o mais adequado para esta demanda. Fornecer uma unidade móvel odontológica para atendimento à população é uma oportunidade muito importante e colabora para uma melhor qualidade de vida, sobretudo daqueles pacientes com dificuldade para ir até o consultório”, revela João Paulo Ledur, diretor do Negócio Volare.
O Volare W9 tem motor Cummins ISF 3.8 Euro V, com 162 cv de potência e torque de 600 Nm, direção hidráulica e PBT de 9.200 kg. Com 9040 mm de comprimento, o modelo proporciona deslocamento rápido e tem amplo espaço para circulação interna para os dentistas e auxiliares.

Gelson Melo da Costa    Veículo possui configuração especial com dois consultórios

MOTORISTAS – A 99, startup nacional de mobilidade urbana, leva ao litoral Norte de São Paulo o 99Pop – modalidade de carros particulares da empresa. O aplicativo será o primeiro a oferecer o serviço de carros particulares em São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.
“Nossa expectativa é gerar oportunidade de ampliação de renda para milhares de condutores no litoral Norte aproveitando a alta temporada, quando a região recebe turistas de todo o Brasil”, afirma Ana Carla Lopes, gerente regional de Relações Públicas da 99.
Para realizar o cadastro, é necessário que o motorista inclua em sua CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada) e tenha um carro com data de fabricação a partir de 2009, com ar condicionado e quatro portas. O Centro de Atendimento e Treinamento (CAT) em Santos fica na Rua Alexandre Gusmão, 11, 9° andar.

Divulgação       Amarok V6 Hightline: disponível até 20 de janeiro

AMAROK – Está aberta a pré-venda da Volkswagen Amarok V6 Highline: uma picape potente, conectada, inovadora e, segundo a Volkswagen, com mais recursos de segurança de seu segmento no Brasil. A nova picape será lançada oficialmente no Brasil em fevereiro de 2018. Com lote de 450 unidades e preço de R$ 187.710,00, a pré-venda da Amarok V6 Highline estará disponível até 20 de janeiro de 2018.
Juntamente com a pré-venda da Amarok V6 Highline, será lançado um jogo temático de videogame, criado pela agência AlmapBBDO, com desdobramento na vida real do consumidor: o “Arcade Amarok V6”, que vai desafiar os interessados na novidade e dar prêmios reais aos participantes.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário