segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Mercedes comemora 3 MM de motores

Divulgação                         Alguns desses motores rodam o mundo

Nelson Tucci

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou no final de outubro o marco histórico de produção de três milhões de motores para caminhões e ônibus. O número compreende o volume acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a diesel nacional.
O motor que simboliza esse marco é o pesado OM 457 LA, fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP), onde também se produziu a primeira unidade, que equipava o clássico caminhão L-312, o “Torpedo”.
“É com muito orgulho, satisfação e emoção que compartilho esse momento histórico e especial com toda a nossa equipe de colaboradores e com os fornecedores”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. A empresa também fornece motores a diesel a outras unidades do Grupo Daimler. A partir de agosto deste ano, passou a exportar o OM 460 Euro 3 à planta da Daimler em Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e nos fora de estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados da África e Oriente Médio.

Divulgação                    Ka anima a diretoria de Marketing e Vendas

FORD – A Ford registrou o seu melhor resultado do ano em outubro com uma participação de 10,4% nas vendas. Foram mais de 21.000 unidades emplacadas, sendo este o maior volume desde agosto de 2015, com o Ka aparecendo como o segundo veículo mais vendido do País. O crescimento da marca foi de 8% comparado a setembro, enquanto a indústria avançou 2%.
O desempenho do Ka gerou um novo recorde histórico de participação do modelo, com 14,8% do segmento. As vendas do hatch somaram perto de 10.000 unidades, um crescimento de 11% comparado ao mês anterior. Já o EcoSport, que no seu segundo mês de lançamento atingiu a marca de 3.254 unidades, mostra crescimento de 3% em relação a setembro
“A evolução contínua do Ka no segmento demonstra que é um produto que caiu nas graças do consumidor brasileiro, por oferecer uma combinação única nos atributos mais relevantes, como segurança e economia, sem abrir mão de potência e design atraente”, disse Antonio Baltar Jr., diretor de Marketing da Ford.

DUAS RODAS – Os amantes do motociclismo têm uma novidade no Salão Duas Rodas 2017, que acontece de 14 a 19 de novembro no Expo São Paulo: o “Box Super Fã”, que será vendido.
A Vespa está nesta parada e destaca que o kit, distribuído a quem comprar o box, tem edição limitada. O modelo foi desenhado na Itália pela Piaggio no pós-guerra. No Brasil a Vespa chegou nos anos 50, sob importação. O primeiro modelo lançado em solo brasileiro foi o modelo M3 que possuía três marchas. Nos anos 80, a PX 200E alcançou a vice-liderança dentre os modelos duas rodas mais vendidos na época.

Divulgação                    O recall cresceu 3% junto aos pesquisados

TOP OF MIND – A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar, pelo 26º ano, o prêmio "Top of Mind" realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo instituto de pesquisas Datafolha. A empresa obteve 26% das menções do público pesquisado, sendo considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros. A Volkswagen venceu também a categoria “Top Performance”, que premia a marca que mais cresceu em número de menções espontâneas em relação à pesquisa do ano anterior. O salto da marca foi de 23%, em 2016, para 26%, em 2017.
A maior visibilidade da marca deve-se também à estratégia de digitalização da comunicação da Volkswagen, que consiste em fortalecer a sua presença nos portais de internet e nas mídias sociais. A pesquisa Top of Mind do Datafolha é um dos mais importantes levantamentos do gênero no Brasil a medir o "awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica as marcas mais conhecidas dos consumidores. A pesquisa deste ano envolveu 7.344 pessoas de 220 municípios brasileiros.

KWID – Ao somar 6.582 unidades financiadas, o automóvel Kwid, lançamento da Renault, avançou da nona para a segunda posição no ranking dos modelos de automóveis leves novos mais financiados em setembro. Em primeiro lugar, o Ônix, da Chevrolet, manteve a liderança no levantamento, com 9.699 unidades negociadas em setembro.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina.
Em setembro, o Argo, lançamento da Fiat, caiu uma posição no ranking dos autos leves novos mais financiados e passou a ocupar a sétima posição, com 2.703 unidades negociadas.

Divulgação                          Chinesa traz novo SUV ao país, o X80

LIFAN – No momento em que completa cinco anos de atuação no mercado brasileiro, a Lifan Motors confirma a chegada do SUV X80 e espera anunciar em breve outro SUV em 2018. Ambos se juntarão ao novo X60 para aumentar a linha de produtos e impulsionar a retomada do crescimento da marca no Brasil.
Apesar do pouco tempo que atua comercialmente no País, a Lifan Motors marcou sua presença no mercado dentro de segmento de SUVs, com o X60, SUV compacto lançado em 2013 e que se tornou o veículo de marca chinesa mais vendido no Brasil em 2014, 2015 e 2016. Com o recente lançamento do X60 2018, agora na versão com câmbio automático CVT, e a chegada de novos veículos no próximo ano, a montadora projeta um crescimento mais vigoroso da marca no mercado brasileiro a partir de 2018.
“Queremos retomar o bom ritmo de vendas que tivemos nos dois primeiros anos e, com a chegada dos novos produtos, voltar a crescer para consolidar nossa presença no mercado brasileiro”, afirma Jair Leite de Oliveira, diretor comercial da Lifan.

CARGAS – Segundo balanço mensal da AT&M Tecnologia, empresa atuante no processo de averbação eletrônica, o mês de setembro deste ano registrou R$ 396 bilhões em movimentação de cargas no país, para efeito de seguros, incluindo o seguro de responsabilidade civil obrigatório, conforme resolução 247 do órgão regulador Superintendência de Seguros Privados (Susep), gerando a movimentação de 80 milhões de documentos de seguros, entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de seguros.
Para efeitos de comparabilidade, em setembro de 2016 foram registrados R$ 299 bilhões em movimentação de cargas, proporcionando o fluxo de 60 milhões de documentos entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de seguros. No período assinalado de um ano foi registrado aumento de 29,5% em relação à quantidade de cargas averbadas com seguro.

Reprodução                      IEC apura confiança do comércio em 2018

COMÉRCIO – No último mês de outubro, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) registrou 98,4 pontos, apresentando crescimento de 2,8% em relação ao mês anterior. É o quarto mês consecutivo que o índice apresenta alta e a maior pontuação desde janeiro de 2015 (100,3 pontos). Na comparação com o mesmo período de 2016, houve alta de 18,9%. O indicador de expansão continua a mostrar crescimento e, com isso, perspectivas favoráveis para o médio prazo. Aparentemente há uma forte dose de confiança dos agentes com relação ao desempenho econômico de 2018. Neste ano, as projeções estão sendo revistas para cima, seja de PIB, seja de produção industrial e vendas no varejo.
A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõe a pesquisa e sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) aumentou 2,3% em relação a setembro, ao passar de 74,5 para 76,2 pontos. Na comparação anual, houve forte aumento de 27,7%.

NATAL – Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importação de produtos para o Natal. A lista vai de brinquedos, produtos para lojas de R$ 1,99, pinheiros artificiais e guirlandas, até itens que podem ser aproveitados ao longo do ano, como pratos, talheres, e eletro portáteis.
Os chineses são os maiores exportadores dos enfeites de Natal que chegam ao Brasil. As importações brasileiras da China costumam atingir seu auge nos meses de agosto e setembro, quando desembarcam até 60% dos enfeites de Natal daquele país. Entre os itens de presentes trazidos do continente asiático pela Allog International Transport em 2017, por exemplo, estão os eletroportáteis, com um crescimento de 104% no período de maio a agosto na comparação com janeiro a abril.

CNH – O Detran.SP alerta: motorista que somar 20 pontos vai ter CNH suspensa por pelo menos seis meses. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo esse é o prazo mínimo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao qual o motorista está sujeito desde o dia 1º de novembro, caso acumule 20 ou mais pontos por infrações cometidas exclusivamente desde 1º de novembro de 2016. Antes, o tempo mínimo era de um mês. O máximo permanece em 12 meses.
O número da média mensal de suspensão aumentou 13,7% de 2015 para 2017 em Santos e 50% em todo o Estado. Motoristas reincidentes na perda da CNH no período de um ano receberão a pena mínima de oito meses. Atualmente, nesses casos, é de seis meses. Já o tempo máximo permanece em 24 meses.

DRONES – Apesar da crise econômica brasileira, após a regulamentação do uso de drones (em maio passado) o mercado encontra-se aquecido, envolvendo uma cadeia produtiva formada por fabricantes, importadores e uma série de prestadores de serviços.
O tema será amplamente discutido na “Dronegócios Meeting Curitiba”, que acontecerá na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) dias 6 e 7 de dezembro, com três cursos sobre uso de drones – mapeamento, agricultura e processamento de imagens –, além de um seminário e uma mostra de tecnologia.

VW – Desde o dia 1º Marcellus Puig é o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen para a Região América do Sul (SAM) e Brasil, em substituição a Nilton Junior, que atua há mais de 30 anos na empresa e assumirá nova posição no grupo.
Puig é formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem MBA em Recursos Humanos pela California University, em Berkeley, nos Estados Unidos. Ele iniciou a sua carreira na Volkswagen do Brasil em 1998 na área de Remuneração.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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