segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Cresce procura por usados

Divulgação           Aumento de 11% nas buscas por carros usados na internet

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na primeira semana do mês dados mostrando que em julho a produção de autoveículos alcançou 224,8 mil unidades, com alta de 17,9% sobre as 190,6 mil do mesmo mês do ano anterior e de 5,9% ante as 212,3 mil de junho passado.
O período acumulado da produção aponta para alta também: 22,4% ao se comparar as 1,49 milhão de unidades de 2017 com as 1,22 milhão de 2016.
No item licenciamento de novos, entretanto, julho registrou diminuição de 5,2% com 184,8 mil unidades comparadas às 195,0 mil de junho, mas revela aumento de 1,9% sobre as 181,4 mil de julho do ano passado.
Já na internet, a Webmotors, tradicional marca de classificados do segmento automotivo, registrou em sua plataforma o aumento de 11% do número de buscas por carros usados nesse primeiro semestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Para os carros novos, a procura teve uma queda de 20% no mesmo período, em todo o território nacional. Os veículos mais buscados nos primeiros seis meses do ano foram Toyota Corolla, Honda Civic, Honda Fit, Fiat Palio e Volkswagen Jetta, respectivamente.

Divulgação            Nova Amarok: estreia de bancos com recursos inéditos

EXPOINTER – A Volkswagen irá exibir a Nova Amarok na 40ª edição da Expointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, que ocorrerá entre 26 deste mês e 03 de setembro e reunirá as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. O evento ocorre no Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
No estande da Volkswagen, que ocupa uma área de cerca de 429 m2, estarão expostas as versões Extreme, Highline, Trendline e SE. A Volkswagen também tem um espaço off road para demonstrar os principais atributos de sua picape média.
O modelo traz avançado sistema de infotainment, capaz de espelhar o celular com as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay. Disponível em seis versões, o modelo traz um uma série de itens exclusivos na categoria, como bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajustes elétricos e sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Fora isso, mantém uma série de itens que continuam exclusivos na categoria, como a tração 4x4 permanente, o ABS off-road e a transmissão automática de oito velocidades.

AUTÔNOMOS – Intel, BMW Group e Mobileye anunciam a assinatura de um acordo de cooperação com a intenção de tornar a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) a primeira fabricante de automóveis a se unir ao grupo no desenvolvimento de uma plataforma de condução autônoma líder mundial, visando uma implantação global.
Os parceiros de desenvolvimento pretendem aproveitar todas as sinergias, capacidades e recursos individuais para melhorar a tecnologia da plataforma, aumentar a eficiência de desenvolvimento e reduzir o tempo para o lançamento no mercado. Um facilitador disso será a localização de engenheiros na Alemanha, bem como em outros locais. A FCA trará recursos técnicos e de engenharia e conhecimentos especializados para a cooperação, bem como seu significativo volume de vendas, alcance geográfico e longa experiência na América do Norte.
“Para avançar a tecnologia de condução autônoma, é vital formar parcerias entre fabricantes de automóveis, provedores de tecnologia e fornecedores”, disse Sergio Marchionne, diretor executivo da FCA. “Unir-se a esta cooperação permitirá que a FCA se beneficie diretamente das sinergias e economias de escala que se tornam possíveis quando as empresas se unem com uma visão e objetivo comuns”.

Divulgação   Viaggio 900: chassi Scania, computador de bordo e sistema multiplex

CATAR – A Marcopolo fará a entrega de 32 novos ônibus Viaggio 900, a serem utilizados para o serviço de fretamento dos funcionários da Qatar Petroleum, uma das mais importantes empresas de petróleo de Doha, Catar, no Oriente Médio. O fornecimento será feito para Qetco, operador de transporte de serviços de fretamento naquele país.
“Estamos muito felizes por fechar mais este negócio no Catar, resultado de muito trabalho de toda a nossa equipe de exportação. Nossa meta é dar continuidade ao bem-sucedido projeto Conquest de exportação, que permitiu à Marcopolo reconquistar clientes e mercados nessa importante região”, explica Ricardo Portolan, gerente-executivo de Negócios Internacionais da Marcopolo.
Equipados com 49 poltronas do tipo Executiva, os ônibus proporcionam mais conforto para os passageiros e contam com vidros colados, sistema de ar-condicionado de alta capacidade e itinerário eletrônico.

Divulgação                    Novo XC60: nas concessionárias no mês que vem

VOLVO – Oito anos depois de sua primeira aparição e mais de 1 milhão de clientes conquistados ao redor do mundo, a Volvo Cars apresenta no mercado brasileiro o Novo XC60, utilitário esportivo de luxo que chega às 29 concessionárias da rede em setembro em três versões de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design.
Veículo mais vendido da marca também no Brasil, com 18 mil unidades comercializadas, o Novo XC60 é o passo seguinte no plano de transformação da fabricante sueca, iniciado em 2015 com o XC90.
O interior do Novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. Além de desfrutar de um interior requintado, os passageiros contam com mais espaço proporcionado pela maior distância entre os eixos, ampliada em 9 centímetros quando comparado à geração anterior do modelo.

Divulgação                 Sprinter da Mercedes-Benz: 33% de market share

SAMU – Os veículos comerciais leves Sprinter da Mercedes-Benz se consolidam como referência na aplicação ambulância UTI, assegurando agilidade, conforto e segurança no transporte móvel de urgência.
“A Sprinter venceu a licitação de 800 furgões para transformação em UTI móvel para atendimento no SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ministério da Saúde. O primeiro lote de 220 ambulâncias será entregue até o mês de setembro”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “A Sprinter, que se destaca no setor de saúde pela avançada tecnologia, performance, qualidade e segurança, agregando valor às sofisticadas UTIs móveis, foram transformadas em ambulâncias a partir de nossos furgões”.
“Essas ambulâncias serão distribuídas para cidades de várias regiões”, afirma o executivo. Em 2017, no acumulado de janeiro a julho, foram emplacadas 3.201 unidades da Linha Sprinter, considerando todos os modelos de vans, furgões e chassis com cabina comercializados para o mercado brasileiro. Com isso, a Mercedes-Benz obteve a participação de 33% de market share, representando 6,6 pontos percentuais a mais em relação aos 26,3% do mesmo período de 2016.

Fotos Divulgação                          Homenagem às 24h de Le Mans de 1967

GT – A Ford anunciou uma edição limitada do novo GT, interpretação moderna do GT Mark IV vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1967, que será lançada no próximo ano-modelo do superesportivo. O Ford GT modelo ’67 Heritage tem carroceria em vermelho brilhante “Race” com listras brancas, peças aparentes de fibra de carbono e o número 1 estampado nas laterais e no capô, além de interior e rodas com acabamento exclusivo.
No ano passado, a Ford lançou a edição especial ‘66 Heritage em homenagem ao GT40 Mark II que iniciou sua série histórica de vitórias na corrida francesa em 1966. A marca voltou a vencer no circuito em 1967, 1968 e 1969 e cinquenta anos depois, em 2016, com o novo GT.

Ford GT: vermelho brilhante “Race” com listras brancas

“O primeiro carro da edição Heritage foi um grande sucesso e continuar a série com um Ford GT baseado no GT40 Mark IV era algo que simplesmente tínhamos de fazer”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “O Ford GT '67 Heritage homenageia aquela vitória com uma visão moderna de um dos veículos mais importantes da história da Ford nas corridas.”

Divulgação    Cayenne S E-Hybrid: dois motores, um a combustão e outro elétrico

PLATINUM – Neste mês ainda as concessionárias Porsche no Brasil terão uma série especial do Cayenne à disposição: os modelos do Cayenne Platinum Edition. O modelo agrega à sua configuração itens adicionais de estilo e design trazendo ainda mais exclusividade entre os SUVs premium. A série poderá ser encontrada na versão Cayenne e na plug-in Cayenne S E-Hybrid.
Os modelos dos Cayenne Platinum Edition se diferenciam das outras versões trazendo elementos exteriores em preto brilhante, rodas de 20” RS Spyder em prata na versão Cayenne e rodas 21” Sport edition, também em prata, na Cayenne S E-Hybrid. Nos encostos de cabeça encontra-se o escudo da Porsche, o centro dos bancos é em tecido alcantara (Cayenne) e os vidros traseiros são escurecidos. Além disso, há um relógio analógico no painel e a soleira contém o logo Platinum (Cayenne) e é iluminada com “Cayenne S” na versão híbrida. O sistema de áudio é assinado pela marca Bose.
A motorização e o trem de força continuam os mesmos das outras versões. O Cayenne possui 300 cv e 400 Nm de torque. A versão Cayenne S E-Hybrid conta com dois motores, um a combustão e outro elétrico que, somados, entregam 416 cv e 590 Nm de torque. Todos os modelos são equipados com o câmbio Tiptronic S de oito velocidades. A Cayenne é o segundo carro mais vendido da Porsche no mundo e no Brasil.

Divulgação       Hauache: pessoas disciplinadas e proativas

ARTIGO
Pensamento enxuto em tempos de crise
Por Nathalia Hauache (*)

Retração no volume de vendas, de negócios efetivados, e redução na procura por alguns serviços, esse é o ônus que a crise que o Brasil atravessa deixa para vários setores. Mas será que a estagnação do mercado é mesmo causada exclusivamente pelo cenário macroeconômico? A crise acarreta inúmeros problemas, mas também é uma oportunidade para rever a forma como empresas estão gerindo seus projetos, seus funcionários e principalmente qual cultura cultivam dentro das organizações. A volubilidade obriga a revisitação a velhos – e muitas vezes nem tão bons –, costumes, o caminho é quase sempre ‘enxugar’. Enxugar gastos, enxugar fornecedores e, muitas vezes, enxugar o quadro de funcionários.
Mas, melhor do que desligar funcionários, fazer uma análise verdadeira e profunda da utilização do tempo do colaborador e da sua capacidade produtiva talvez seja o melhor caminho para resultados efetivos. Priorizar demandas com base na geração de valor, simplificação de processos, adequação da capacidade de entrega dos colaboradores e entrada de demandas no momento adequado se mostram como uma solução viável para melhoria de performance baseada em pessoas.
O método Lean Service faz isso, estimula as pessoas a serem disciplinadas e proativas, a terem mais autonomia de ação e a evidenciarem os erros cometidos em seus processos de gestão de forma aberta e sem constrangimento, o que torna viável encontrar soluções para os problemas. O foco dessa filosofia está nas pessoas. É por meio do pleno envolvimento dos colaboradores com o trabalho da empresa que é possível vislumbrar oportunidades de melhorias contínuas e ganhos sustentáveis.
Se trabalhar com os recursos certos no tempo certo é importante para empresas que não enfrentam dificuldades, incorporar um pensamento enxuto em tempos de crise parece fazer ainda mais sentido. O Lean Service tem o objetivo de melhorar o desempenho das organizações, transformando a maneira como as pessoas gerenciam e resolvem problemas.
O Lean busca, antes de mais nada, mais eficiência na gestão e permite às empresas e profissionais que atuam segundo o método fazerem mais com menos, com mais qualidade, agilidade, sustentabilidade e de forma segura e adaptável. A filosofia do Lean prega a eliminação de desperdícios, fazer sempre mais e melhor. O modelo de gestão baseado nesse pensamento propõe também uma dinâmica de solução de problemas, ou seja, de melhoria contínua mirando sempre nas oportunidades e como é possível melhorar a entrega.
Com a implementação do “pensamento enxuto” as empresas passam a ter mais consciência das suas atitudes e isso agiliza o processo de tomada de decisão, uma vez que eles passam a ser realizados por um método que controla a produção ou execução de tarefas, permitindo um fluxo de trabalho regular, ininterrupto, sem atrasos ou retrabalho.
Produzir a partir do pensamento Lean requer das pessoas colocarem-se no lugar do cliente, enxergarem a partir da ótica dele. Valor é o que gera valor pra ele. Com esse entendimento deve-se melhorar a sequência de atividades que geram valor para o cliente; depois essas atividades devem ser realizadas ininterruptamente. As demandas devem ser realizadas sempre que alguém solicita – demanda puxada e não empurrada, e de forma cada vez mais eficaz.
Fazer parte do movimento Lean não é apenas adaptar-se a novos métodos ou novas ferramentas de trabalho. É adaptar-se a uma nova cultura. Lean requer um comprometimento permanente de todos para que sejam alcançadas melhorias de processos e, acima de tudo, mudanças no comportamento das pessoas.
(*) Nathalia Hauache é diretora da Ekantika (www.ekantika.com.br), consultoria especializada em catalisar processos de mudanças e potencializar modelos de gestão.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário