segunda-feira, 29 de maio de 2017

Ford comemora 250 mil New Fiestas

Divulgação           New Fiesta EcoBoost 2017: modelo global de geração atual

Nelson Tucci

A Ford anunciou o marco de produção de 250.000 unidades do New Fiesta na fábrica de São Bernardo do Campo/SP. O volume inclui somente o modelo global de geração atual, que é montado no ABC paulista desde 2013. Além de atender o mercado interno, o hatch brasileiro é exportado para a Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai.
A fábrica de São Bernardo foi a primeira na América do Sul a produzir o Fiesta, montando a quarta geração do carro no período de 1996 a 2002. Depois disso, a linha foi transferida para a fábrica de Camaçari/BA, para o lançamento da quinta geração. Com a chegada da versão global, ele passou a se chamar New Fiesta e voltou a ser produzido em São Bernardo há três anos.
As 250.000 unidades anunciadas referem-se ao período de 2013 a abril de 2017. No acumulado, somando todas as gerações fabricadas no Brasil, o modelo já passa de 1,8 milhão de unidades vendidas no País e países da América do Sul.

LÍDER – O Ônix, da Chevrolet, é líder no ranking de automóveis leves novos mais financiados desde dezembro de 2015. Em abril, o modelo financiou 6.713 unidades, mantendo-se na primeira posição no levantamento. Sequencialmente aparece o HB20, da Hyundai, com 4.983 carros novos financiados, e em terceiro lugar está o Gol, da Volkswagen, que ultrapassou o Ka, da Ford, com 3.493 unidades negociadas.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBovespa e a Cetip. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio (contemplados e não quitados).
O destaque do mês ficou com o Compass, da Jeep, que em abril somou 1.732 autos leves financiados e passou da 19ª para a 10ª posição no ranking. Entre as marcas, a Chevrolet lidera o ranking dos financiamentos de automóveis leves zero quilômetro em abril. No mês, a marca financiou 14.288 unidades. Já o segundo lugar ficou com a Volkswagen, com 10.344 carros novos negociados.
Divulgação       Como elétrico puro ou trólebus: emissão zero e 33% menos energia

ELÉTRICO – A segunda edição do “Dia da Mobilidade Elétrica”, realizada sábado último, 27, em São Paulo, teve como um dos destaques o Dual Bus, da Eletra, ônibus elétrico de conceito desenvolvido pioneiramente no Brasil. A novidade tecnológica do veículo é o sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. O mesmo ônibus pode circular em duas configurações diferentes: híbrido ou trólebus e híbrido ou elétrico puro.
O Dual Bus é versátil, capaz de atender às necessidades dos operadores dos serviços de transportes. “O Dual Bus incorpora uma série de novidades tecnológicas que asseguram essa versatilidade, todas desenvolvidas pelos técnicos e engenheiros da Eletra. Ele não é apenas um trólebus, ou um híbrido, mas as duas tecnologias no mesmo ônibus e com o mesmo desempenho operacional e ainda permite o deslocamento só com baterias, em pequenos trechos”, revela Iêda Alves Oliveira, da Eletra.
Divulgação                Cayenne S E-Hybrid também marcou presença no evento

MOBILIDADE – Com foco cada vez maior na eletrificação e mobilidade urbana, a Porsche participou do "Dia da Mobilidade Elétrica". O objetivo da ação foi promover conhecimento e incentivar a ampliação de uma frota sustentável nos grandes centros urbanos.
O modelo levado ao evento foi o Porsche Cayenne S E-Hybrid, o primeiro híbrido plug-in no segmento dos SUV premium. Ele possui um motor a combustão e um elétrico, que permite a condução sem o consumo de combustível numa extensão de até 36 quilômetros, além de carregar a bateria durante a aceleração e frenagem. Outro fator interessante deste modelo é que permite ao cliente carregar o seu veículo em casa em uma de suas tomadas convencionais. O consumo combinado aqui no Brasil, segundo os padrões do Inmetro, é de 12 km/l e as emissões de CO2 ficam na casa de 109 g/km. O modelo foi recentemente considerado o carro mais eficiente em sua categoria com o selo Conpet no ano passado.
"A Porsche tem investido cada vez mais no futuro híbrido e elétrico, porém, sem perder o viés esportivo. Nossos carros híbridos unem baixo consumo e alto desempenho, mostrando que eletrificação e esportividade podem, sim, andar lado a lado. No futuro, em médio prazo, nosso objetivo é ter uma versão híbrida para cada um dos modelos de nosso line up", comenta Matthias Brück, diretor-presidente da Porsche Brasil.

SAÚDE – Fruto da parceria entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz, a palestra “Como o Sistema Toyota de Produção – TPS – contribui para a melhoria contínua na área de saúde” aconteceu na última quinta-feira, 25. Na ocasião, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina, palestrou para médicos e profissionais da área da saúde, dando um abrangente panorama a respeito do TPS em geral e sobre os benefícios já obtidos no pronto atendimento do hospital após a implementação do sistema.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de pronto atendimento foi o ponto de partida para observação e análise. Do tempo de espera à qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos.
As intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicação de forma mais rápida e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.

ONLINE – A startup brasileira AutoAvaliar, plataforma de comercialização de veículos entre concessionárias e lojistas, registrou nos primeiros 120 dias do ano o número de 20 mil carros vendidos pela internet, o que representa a média de um automóvel comercializado a cada sete minutos no Brasil.
A plataforma B2B da AutoAvaliar é utilizada pelas concessionárias como portal de vendas de veículos seminovos para repasse, dentro de um sistema de pregão online, onde os lojistas multimarcas arrematam os modelos que lhe interessam.
No ranking da AutoAvaliar, os mais procurados no comércio B2B no primeiro trimestre deste ano foram Palio, Gol e Fiesta.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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