segunda-feira, 1 de junho de 2015

Aberta a temporada de novos utilitários

Nelson Tucci

Volkswagen e FIAT apresentam lançamentos nesta semana. Já a Nissan-Renault foca na COP 21, com veículos de emissão zero.

Divulgação                Saveiro Rock in Rio: cinco opções de cores

Chega ao mercado a Saveiro Cabine Dupla para completar a série Rock in Rio. Juntamente com o Novo Fox e o Gol faz parte da série especial que celebra os 30 anos do evento patrocinado oficialmente pela Volkswagen. O veículo traz detalhes especiais nas carrocerias e nas cabines remetendo a um dos maiores festivais musicais. Há novas faixas adesivas com as silhuetas de instrumentos musicais. A série terá produção limitada e será produzida até agosto.
A grade dianteira tem formato de colmeia, há faixas pretas nas colunas centrais (“B”) e na região da placa traseira, além de faróis duplos e lanternas escurecidas. A base é a versão Highline Cabine Dupla, equipada com o motor 1.6l MSI de até 104 cv combinado à transmissão MQ200-5F. Com esse motor, a Saveiro Rock in Rio tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos, respectivamente.
Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estão ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – item exclusivo na categoria. O volante é multifuncional, revestido de couro, com costura vermelha e inclui os comandos de som e do I-System (com ECO-Comfort), item também oferecido de série.
A Saveiro Rock in Rio tem cinco opções de cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja; e as tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sírius.

Divulgação       Fiorino 2016 1.4 Flex: conforto, economia...

FIORINO 2016 – Chega ao mercado o veículo que revolucionou o segmento de comerciais leves. É a linha 2016 do Fiorino 1.4 Flex oferecendo conforto, economia, design arrojado e preço. Estas características o tornaram sucesso de vendas da Fiat, uma vez que o modelo emplacou 23.837 unidades em 2014, representando crescimento de 90% em relação ao ano de 2013.
Também acaba de chegar ao mercado a linha 2016 do Uno Furgão. O veículo desenvolvido exclusivamente para o trabalho possui lugares para dois ocupantes, conta com amplo porta-malas adaptado para carga, com capacidade de carga de 400 kg ou 1.000l.
Para maior comodidade, o Uno Furgão 2016 também oferece iluminação no compartimento de carga, vidros laterais traseiros escurecidos, além de revestimento do assoalho em plástico reforçado com fibra de vidro. O modelo traz ainda opcionais como o ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e rádio com USB.
Vale lembrar que Frotistas, Micro Empresas e Produtores Rurais possuem descontos especiais para estes e outros veículos Fiat.

Reprodução    Logo COP 21: frota de 200 automóveis elétricos

COP 21 – A Aliança Renault-Nissan, líder mundial na mobilidade zero emissões em utilização (sem emissões de CO2 nem poluentes atmosféricos regulamentados, em utilização e conforme ao ciclo de homologação NEDC), será parceiro oficial da conferência das Nações Unidas COP21 que se realizará de 30 de novembro a 11 de dezembro, e colocará à disposição uma frota de 200 automóveis elétricos.
O acordo de parceria foi assinado na semana passada entre a Aliança Renault-Nissan e o Secretariado Geral encarregado da preparação e da organização da 21ª Conferência Anual (chamada COP21). São esperados mais de 20 000 participantes, oriundos de 195 países, e as Nações Unidas utilizarão, pela primeira vez, uma frota de automóveis zero emissões para assegurar o transporte dos participantes.

BRAZIL SUMMIT – Apesar da baixa demanda registrada pela indústria automobilística brasileira nos últimos 18 meses - sobretudo em veículos comerciais, com queda de cerca de 40% -, o mercado nacional continua a atrair empresas e despertar o interesse internacional. Um exemplo deste potencial creditado ao Brasil foi a realização do I Brazil Commercial Vehicle Summit, nos dias 26 e 27 últimos, em São Paulo.
O evento, organizado pela Noppen, um dos principais organizadores de conferências internacionais, contou com a presença de empresas como Allison, Autosplice, BYD Brasil, Cummins Foton e instituições como BNDES, Facens, Fenabrave, Fundação Getúlio Vargas, IPT, Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras. Foram debatidos e apresentados temas como novas tecnologias em processos e produtos do mercado internacional, aplicáveis ao mercado brasileiro, novas tendências e políticas de desenvolvimento, soluções de transporte verde, bem como exigências do consumidor, assim como oportunidades de negócios no exterior para os fabricantes brasileiros.
Segundo Lieve Noppen, COO da Noppen Group, o Brasil é um dos maiores mercados automotivos do. O setor é responsável por 25% do PIB industrial e 5% do PIB total do Brasil. Mais de 60% de toda a carga é transportada por caminhões, que fornecem para mais de 5.500 municípios. “O País tem potencial para uma renovação de frota superior a 30 000 veículos por ano ao longo dos próximos dez anos e essa importância trouxe a Noppen e seus parceiros para apresentar o que existe de mais avançado disponível no mercado mundial e acessível a todos os integrantes da indústria automobilística brasileira”, explica.

MARCA – A Toyota foi coroada pela oitava vez como marca líder em valor no setor automotivo global, segundo a 10ª edição do ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2015, a maior base de dados sobre relação entre consumidores e marcas no mundo inteiro. O estudo combina fórmulas e medidas que delimitam o valor das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Idealizadora do ranking BrandZTM, a Millward Brown Optimor, consultoria global líder em análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital, entrevistou mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países.
Com um valor de marca estimado em US$ 28,9 bilhões, a Toyota tem permanecido entre as posições máximas do BrandZTM desde 2006, quando a Millward Brown Optimor iniciou a série. Além da Toyota, a marca Lexus também figura entre as dez mais valiosas do segmento, com US$ 4,3 bilhões.

SEMINOVOS – O WebSeminovos é o mais novo canal nacional de informações e de venda de veículos e motocicletas do mercado brasileiro. Foi lançado com o objetivo de se tornar o mais eficiente veículo de informação sobre automóveis, caminhões e motocicletas, novos e seminovos, à venda em todo o Brasil.
Com acesso pelo endereço www.webseminovos.com.br, divulga as principais notícias que envolvem automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas, especialmente os novos lançamentos, avaliações e informações gerais sobre as atividades da indústria automobilística e venda de produtos.

Divulgação               Café: destaque do agronegócio

CAFÉ – O Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulgou mais uma edição do Relatório Internacional de Tendências do Café, referente ao mês de maio de 2015. O documento busca reunir, analisar e divulgar dados e informações que permitam aos agentes da cadeia agroindustrial do café planejar e tomar decisões. Disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados – CIM, da Universidade Federal de Lavras – Ufla, apresenta, em nível mundial, os principais destaques do agronegócio café e as tendências e conjecturas do setor, com foco na produção, indústria, cafeterias e "insigths". Trata-se de uma iniciativa do CIM, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, uma das 10 instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Confira este mercado no site www.embrapa.br/cafe

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário